VW 18.63 "Kubelwagen" (181)
VW 18.63 "Kubelwagen" (181) - 1969 - 43000 €
Caracteristicas:
Preço: 43,000€
Ano: 1969
Data matricula: 04-08-1969
36700 Kms
Côr: Verde
Interiores: Beje
2 portas
Combustivel: Gasolina
Potência: 41 cv
Cilindrada: 1192 cc
Caixa Manual
Lotação: 4
Garantia: *sob consulta
Extras:
* Este anúncio foi publicado por rotina informática, carecendo de confirmação de todos os dados junto do vendedor.
* Toda a informação disponibilizada, ainda que precisa, não dispensa a sua confirmação, nem poderá ser vinculativa.
* Viatura vendida no estado de uso em que se encontra.
* Viatura de coleção.
* UNICO EXEMPLAR MATRICULADO EM PORTUGAL
Uma breve historia...
Com o início da Segunda Guerra Mundial, o popular KdF-Wagen foi adaptado por Ferdinand Porsche às necessidades do exército, enquanto a sua mecânica era utilizada para gerar dois veículos todo-o-terreno que ficavam para a história como os primeiros da Volkswagen: o Kübelwagen e o Schwimmwagen.
Utilizando o motor de quatro cilindros opostos do KdF-Wagen, juntamente com o chassis e suspensão por barras de torção, o Kübelwagen foi desenvolvido por Ferdinand Porsche como um modelo de apoio táctico e transporte militar largamente utilizado pelas forças alemãs no combate no Norte de África e na campanha da frente Russa. Embora fosse conhecido internamente como Typ 82, rapidamente ganhou a alcunha de kübel-wagen, que significa “Carro balde”, pela sua forma.
Mesmo não tendo tracção às quatro rodas como o seu adversário Jeep, o Kübelwagen fazia-se valer das excelentes qualidades de tracção do chassis e unidade motriz do KdF-Wagen para se mover por terrenos mais acidentados, enquanto a forma de cunha invertida da sua carroçaria, e a altura da mesma ao solo, lhe permitia passar incólume pelos mais difíceis percursos.
Os primeiros protótipos, designados Typ 62, foram apresentados ao exército alemão no final de 1938 e, mesmo sem tracção às quatro rodas, conseguiram impressionar, com a sua direcção directa e excelente manobrabilidade em mau piso, garantindo a luz verde para avançar. Em 1939, os primeiros modelos foram testados no campo de batalha, ajudando na invasão da Polónia, em Setembro. Após o primeiro teste, algumas alterações foram introduzidas, nomeadamente a velocidade mínima que passou de 8 km/h para 4 km/h (de modo a poder acompanhar as tropas a marchar), e as capacidades off-road foram melhoradas através da substituição dos eixos e cubos de tracção. Foram também adaptados novos amortecedores e um diferencial autoblocante. Todas estas alterações dariam origem ao Typ 82.
Com o fim da guerra, a Volkswagen passou a produzir apenas o Carocha, deixando de lado tanto o Kübelwagen como o Schwimmwagen, banidos devido às suas conotações com o exército. No total, foram produzidas 55.000 unidades do Volkswagen Kübelwagen, existindo hoje poucos sobreviventes deste modelo.